sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Celebração de Canudos 2009

CELEBRAÇÃO POPULAR

Dia 09 de outubro (sexta-feira/noite) – a definir
Atividades artísticas e culturais - teatro, exposição de fotografias, projeção de slides, poesia, cantoria, etc.

Dia 10 de outubro (sábado - manhã/tarde) – Bendegó, Parque Estadual de Canudos e Açude de Cocorobó.
Alvorada do Bom Jesus, Celebração Popular, Atividades artísticas e culturais - teatro, projeção de slides, poesia, cantoria, debate.

Dia 11 de outubro (domingo - manhã/tarde) – Monte Santo/Euclides da Cunha
Debate, atividades artísticas e culturais e confraternização.

Dia 12 de outubro (segunda – manhã) – Retorno.

Com o objetivo de facilitar nosso percurso nestes dias, elencamos abaixo algumas orientações básicas:

Temos duas caravanas partindo de SERGIPE para Canudos
· O 1º ônibus sairá dia 09/10/2009, à meia noite da frente do CENTRO CULTURAL CANUDOS EM MOVIMENTO /CSU em São José com destino a Euclides da Cunha (5 horas e 30 minutos de viagem).
· O 2º e 3° ônibus sairá também no dia 09/10/2009, à meia noite da frente da UNIT – CENTRO em Aracaju com destino a Euclides da Cunha (5 horas e 30 minutos de viagem).

Chegada em Euclides da Cunha no início da manhã, em torno de 6h da manhã do dia 10/10/2009 - sábado. Parar na Casa de Canudos para contatar outros grupos e seguirem rumo a alvorada em BENDEGÓ - CANUDOS onde tomaremos aquele tradicional café da manhã. Cada integrante assumirá seu café que custa entre R$2,00 e R$3,50. Em seguida
participaremos de uma Saudação Canudense – atividade religiosa com o abraço a Bendegó e oração dos guerreiros na Praça D. Maria do Pedrão.
Às 8:30 partiremos juntos para o Parque Estadual de Canudos, patrimônio administrado pela UNEB, quando teremos a Procissão dos Conselheiristas – Caminhada pelo Parque conhecendo o espaço e refletindo sobre as marcas da Guerra de Canudos retratadas no acervo arqueológico do Parque.

Às 11:30 saída para o Açude do Cocorobó, quando poderemos admirar o espaço, conhecer o MUSEU DO TRAVESSA, tomar banho no açude. O almoço é livre e geralmente alguns se aventuram a comer em Bendegó, quando reservado antes nos bares, outros levam suas marmitas e há ainda os que comem peixes nas barracas a beira do açude.
Às 14:00 – Apresentações teatrais, dinâmica e recreação com as crianças, debate sobre a temática da Celebração e finalmente o Ritual da Celebração Popular (Credo, Ofertório, Comunhão) e Cantoria.
Às 20 horas retorno para Euclides da Cunha/ Casa de Canudos quando será oferecido o jantar para todos seguido de um bom forró e música para os que ainda conseguirem ficar de pé. Em Euclides da Cunha os Estudantes da UNIT irão ficar hospedados em hotéis da região já previamente reservados pela coordenação da caravana, os participantes do ônibus de São José serão alojados em Escolas da cidade.

Dia 11/10/2009 – Às 7 horas café da manhã na Casa de Canudos
· 9 horas – rumaremos TODOS para MONTE SANTO (a definir)
· Às 18 horas – JANTAR de confraternização na Casa de Canudos.

Dia 12/10/2009 – retorno com uma breve parada em Caldas do Jorro com previsão de chegada as 18 h em Aracaju ou São José- Japaratuba.


IMPORTANTE:

Ø Todos são responsáveis pelo USO ADEQUADO da Casa de Canudos - Centro de referência de Canudos na região, do PARQUE ESTADUAL DE CANUDOS e dos espaços utilizados durante o EVENTO.
Ø É imprescindível a participação e a colaboração em todas as atividades realizadas nesses três dias, obedecendo aos horários estabelecidos para que possamos aproveitar bem esses momentos. A Coordenação de cada caravana é responsável pela articulação do grupo, evitando a dispersão.
Ø LEVAR uma lembrança pra Casa de Canudos, assim você será lembrado e TRAZER a força da luta do povo de conselheiro na memória e as imagens que serão sempre lembradas através de fotografias.

Qualquer dúvida procurar a Coordenação: (Vanda, Rita Barreto, Zezão, Rosa Guimarães, Simone, Antonio e Zé da Barra, Enoque, Leninha ou Guilhermina)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOME, TEL.