quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Celebrar Canudos - 2007

Dando continuidade aos trabalhos do nosso Centro, realizamos algumas atividades nesse período, dente elas destacamos o evento "Celebrar Canudos" 110 anos de massacre, no espaço cultural "O Gonzagão" em Aracaju/SE.

Veja o texto convite:


CELEBRAR CANUDOS: 110 ANOS DE MASSACRE

O Movimento Popular e Histórico de Canudos em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, através do Complexo Cultural O GONZAGÃO, estará realizando o 1º Celebrar Canudos. O evento servirá de espaço para debates, palestras, atividades artísticas, tais como: teatro, dança vídeos, shows, exposições fotográficas, tudo isso envolvendo a temática dos acontecimentos da Guerra de Canudos.
Há 110 anos o sertão da Bahia foi inundado pelo sangue de cerca de 25 mil brasileiros que lutaram bravamente pelo direito de viver livre das cangas dos coronéis, do latifúndio e dos impostos da recém instaurada república. A guerra de Canudos (1896-1897), evento crucial da história brasileira teve e tem um significado impar no cenário nacional e vem a cada dia despertando um interesse maior por parte de jornalistas, historiadores, intelectuais, pesquisadores, políticos, sindicalistas, religiosos e etc.
Entretanto, toda essa história do extermínio do povo de Canudos ficou muito tempo apagada e esquecida na memória do povo da região, do Brasil e do mundo e quando dela se falava era recheada de mitos e preconceitos contra Conselheiro e sua gente. Hoje, 110 anos depois, já podemos ver e sentir uma História de Canudos revisada. Canudos como uma história de lutas e de resistência camponesa versus a Canudos de fanáticos, monarquistas e messiânicos.
Canudos mais outra vez “não se rendeu” e se espalhou pelo país e sabemos que grande parte da elaboração de produções artísticas e culturais (filmes, livros, vídeos, artigos, romarias, seminários, semanas de cultura) que discutem Canudos dentro e fora do país deve-se a atuação do Movimento Popular de Canudos. Até 1981, quando se iniciou o trabalho popular pelo resgate de Canudos na região de Monte Santo, pesquisas acadêmicas haviam sido feitas, conferências realizadas e filmes exibidos. No entanto, Canudos vivia o seu silêncio mortal debaixo das águas do cocorobó. Foi preciso que este Movimento criasse uma mentalidade nova, profética, arrancando Canudos da malvadeza dos coronéis armados e das gaiolas das elites acadêmicas.
O Movimento Popular e Histórico de Canudos há anos luta para resgatar as verdades desta história através de associações, sindicatos, palestras e eventos como este que objetiva contribuir para que o povo brasileiro possa resgatar sua identidade com suas lutas e se inspirar nos bravos guerreiros de Canudos que deram suas vidas em defesa de uma sociedade justa e solidária.

Coordenação do Movimento Popular e Histórico de Canudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOME, TEL.